Vivemos em tempos de muita incerteza: ano eleitoral, guerra, arrefecimento da pandemia, retomada econômica. São desafios macro econômicos que colocam muita volatilidade no câmbio, na taxa básica de juros, na inflação, nos preços das commodities, só para citar alguns reflexos.
É natural que a atenção dos gestores esteja voltada a ajustar a operação do negócio para se aproveitar da conjuntura da melhor forma possível e reduzir os possíveis impactos negativos deste cenário.
Alguns destes impactos podem afetar os seguros contratados, como variação dos valores dos estoques de matérias-primas e de produtos acabados, bem como dos valores de ativos (equipamentos importados por exemplo) e ajustes de valor dos respectivos LMI's (limite máximo de indenização), ajustes de origem, de destino e de rotas em casos de importação e exportação, ajustes de prazos de execução de contratos e suas garantias.
São muitas as demandas de atenção que o programa de seguros exige para manter-se ajustado às necessidades do cliente em cada momento.
A consultoria de seguros pode auxiliar o segurado de forma pró ativa, em relação a estes movimentos de mercado, se e quando for efetivamente necessário, otimizando tempo do gestor e a manutenção da proteção.